sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dieta para Viver Feliz


Ao estudar a vida de grandes professores, e místicos, um aspecto se ressalta, eles costumam sempre dar orientações quanto à alimentação. Talvez por ser um gesto tão cotidiano e diário, que tem forte componente econômico-cultural acabamos por nos distrair em relação ao nosso modo de alimentar-mo-nos. Nestes especiais seres que nos propõem a mudança e a transformação, parece que a mudança do hábito alimentar é uma caminho importante para a elevação da consciência, e também, cuidado com o corpo. Neste texto, Hermógenes faz este papel, algumas vezes árduos, de sairmos da normalidade danosa e insalubre, para uma vida plena e saudável. Chama a atenção e impressiona, como suas informações parecem tão atuais.

---

A Mudança Inadiável

Qualquer tratamento geriátrico propões uma inteligente disciplina alimentar, pois nossos hábitos alimentares, desde a infância, geralmente pecam, seja por carência de nutrientes, seja por intoxicar o meio interno, seja por agressão ao aparelho digestivo, seja por produzir exitamento, seja pela indigência energética…É por tudo isto que nosso auto-treinamento sugere uma nutrição que, em vez de promover doenças, promova saúde, em vez de antecipar e acelerar a entropia ou degradação do sistema, a retarde e desacelere. O auto-treinamento se propõe a evitar que o homem continue usando os dentes para abrir a própria sepultura.
Convido-o para repensar seus velhos hábitos alimentares e, a partir daí, começar as inadiáveis correções. Ainda bem que você é pessoa lucida e disposta a melhorar a qualidade de sua vida. Não reta dúvida de que hábitos alimentares desnaturados, em geral atendendo somente aos caprichos do paladar, nos adoecem, enquanto a nutrição inteligente restaura e preserva a saúde. Levando em conta que lhe será difícil mudar maus hábitos alimentares que o vêm condicionando por dezenas de anos, e simultaneamente aderir aos novos, promotores de vida, tentarei esclarecer os porquês da mudança.
Primeiro tente compreender e depois ponha em prática o que disse Hipócrates, denominado o Pai da Medicina: Que o alimento seja teu único remédio.


Nutrição Higeogênica (higeogênico é tudo que gera saúde)

Gostaria de poder explicar melhor, mas não tenho com detalhar todos os porquês das diferentes sugestões para uma nutrição desintoxicante, anti-oxidante e geradora de saúde. Para não ultrapassar os limites deste livro, cabe-nos contentar-nos com indicações sintéticas e gerais sobre o que fazer e o que evitar. Quem quiser saber mais, estude outras obras sugeridas na bibliografia, ente elas Autoperfeição com Hatha-Yoga; Paz, amor e saúde; Saúde Plena: Yogaterapia e Yoga para Nevosos.
- Progressivamente adote a alimentação vegetariana. Sem repressão e sem ansiedade, pare de intoxicar-se devorando bicho morto. Há milênios você deixou de ser fera;
- substitua o açúcar refinado por melado,mel, açúcar mascavo ou estévia. Vença a compulsão de comer os tão apetitosos docinhos, refrigerantes industriais, caramelhos, sorvetes e tortas, inegavelmente sedutores, mas comprovadamente lesivos à vida. Açúcar gera dependência, igual às outras drogas. É também um tremendo oxidante;
- evite farinhas brancas (macarrão, pão, pizza…). Consuma somente cereais integrais (arroz, milho, trigo, aveia…);
- aumente o consumo de frutas, legumes, tubérculos, raízes e folhas verdes, que fornecem vitaminas, sais minerais e fibras, portanto eficazes antioxidantes e desintoxicantes naturais;
- evite os extremos – comer em demais ou escassamente. Apetite desenfreado pode ser sintoma de um distúrbio psicológico denominado bulimia. Nada de usar os perniciosos moderadores de apetite. O auto-treinamento que este livro ensina, e você vai praticar, pode lhe assegurar tranquilidade psicológica e harmonia interior; desta forma, sem droga e seus perturbadores efeitos colaterais, o apetite virá a ser moderado e sadio… (continua…)

Prof. Hermógenes, Saúde na Terceira Idade, p.173

2 comentários:

  1. Qual a origem do termo higeogênico?

    ResponderExcluir
  2. Querida Fabi, o termo está relacionado à ação que promove limpeza, higienização ou purificação.

    ResponderExcluir