quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cromoterapia


Neste texto escolhido, Hermógenes o precede afirmando que não encontrou nada na literatura do yoga que afirmasse sobre as cores, pelo contrário, encontrou grandes mestres e professores que não davam importância a isto. Mesmo assim, com postura científica e mente aberta, apresenta em seu livro um detalhamento sobre as cores que mais geram efeitos sobre nós, e nos introduz ao potencial da cromoterapia, como mais uma forma de auxílio à nossa transformação. Em seus livros, especialmente neste, Yoga para Nervosos, ele não tem pudor de somar experiências, técnicas e ferramentas que possam auxiliar seu leitor no caminho de liberação e felicidade.
Vale lembrar o que ele apresenta no início do livro, Nervoso é todo ser que se encontra desventurado, cansado, sem paz ou repouso, sem alternativas, ou às vezes desesperado
.


Não podemos nós, já que estamos pretendendo, poro todos os meios, evitar ou corrigir distúrbios nervosos, desprezar as experiências feitas pela ciência ocidental. Não devemos também desconhecer que a ritualística religiosa de qualquer tempo e em todos os templos explorou a sensibilidade psíquica às cores. Os prédios, os altares, os paramentos sacerdotais, através das cores e das formas, ao lado de outros estímulos, como a música e as essências aromáticas, atuam magicamente sobre as emoções e sentimentos dos crentes.
Iglesias faz referências a uma técnica psiquiátrica, que , segundo ele, foi usada na reedificação mental de soldados vítimas de choque emocional nos campos de batalha desta última guerra. Chama-se aurorátono e consiste num “influxo da maravilha das cores e sons que comovem o ânimo do paciente, com o que “sua psique revive as noções primárias vinculadas ao poder criador de quem vê e ouve, e puco a pouco se sobrepõe à conturbação sofrida, terminado por olvidar o deprimente e os efeitos físicos e mentais que o acompanham”.
O que proponho a você, para melhorar seu estado psíquico, espiritual ou mesmo orgânico, é uma espécie de “aurorátono a domicílio”. Desejo que saiba tirar proveitos sedativos do verde quando se sentir irritado, inquieto, agressivo, ou do efeito estimulante do vermelho nos dias em que se sentir deprimido, tamásico, astênico, desanimado... Desejo que saiba escolher cores suaves e calmantes, cores como o roxo, que induzem aos voos espirituais para seu ambiente de meditação. Desejo que saiba escolher inteligentemente a decoração de seus ambientes, de forma que não venha agravar ou criar alguns males. Tenho visto cada barbaridade em matéria de ambiente onde vivem nervosos! Cores há que fatigam e irritam até mesmo quem é normal. O ambiente, seja de trabalho, de recreação, ou nosso lar, precisa ser planejado, para promover a saúde dos nervos, tanto que, neles, nos sintamos bem, alegres, felizes, repousados e convidados a permanecer.
É possível ficarmos nervosos, quando sentados diante do mar, escutando sua monótona e repousante música? É possível continuar instáveis, irritados, cheios de medo ou fatigados, quando, sentados na grama, deixamo-nos abertoas à carícia da brisa, à contemplação da planície, do serro, do rio, enquanto bebemos a sonoridade da mata? Pode haver um tratamento tão auroratônico com este?! _ O azul do mar, o verde da floresta, o vermelhão do dia que se levanta, o anil de um céu de primavera, o matriz do canteiro de flores roxas, tudo isso deve ser incluído em nossa cromoterapia natural.
O principal dessa cromoterapia despretensiosa que desejo que você aprenda é a sensibilidade para a beleza. Há beleza em tudo. Descubra-a e desfrute-a. Há Deus em tudo. Descubra-O e O adore.

Hermógenes, Yoga para Nervosos, p. 288

Nenhum comentário:

Postar um comentário