segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sama Bhava - Viver em Equilíbrio


Uma das características que pode certificar a qualidade de um professor é a coerência. Coerência em aplicar na vida cotidiana, aquilo que se pensa, e também aquilo que se fala. Confesso em que na minha não longa experiência, ótimos professores, famosos lamas, grandes palestrantes me encantaram com seu discurso, porém muitas vezes me deparei com grande decepção ao perceber que o belas belas palavras distanciavam-se em muito da conduta de vida.
Ao esmiuçar a vida pessoal de Hermógenes, na realização de sua biografia, trazer à tona momentos difíceis, e às vezes irritantes de sua vida, os depoimentos concordam em uma coisa: Coerência. Hermógenes é coerente com o que ensina. Em vários momentos 'difíceis de sua vida, ele era a própria expressão de Sama Bhava.

Sama Bhava: Viver em Equlíbrio

Alguém que diga que não pode passar sem isso e que tem horror àquilo é um joguete das circunstâncias. Quando possui ou desfruta as coisas que “adora”, está feliz. Quando lhe faltam, fica triste e ansioso. Quando consegue estar distante e protegido contra aquelas coisas que “detesta”, se sente bem. Quando não, adoece. Uma pessoa assim só conquistará sua mente e se sentirá realizado, quando desenvolver Sama Bhava (bhava, atitude psíquica; sama, igual). Só assim conhecerá satisfação, contentamento, equilíbrio e equidistância. dos opostos da existência. É condição de maturidade. E, reciprocamente, gera maturidade. À medida que, por outros meios, a mente vai sendo conquistada, o homem vai deixando de ser um vinculado e um frágil, vai atingindo sama bhava ou equanimidade; vai triunfando sobre a dança das circunstâncias externas e ficando invulnerável, imperturbável, independente, incondicionado aos acontecimentos que lhe escapam ao controle.
O homem vulgar em sua imaturidade adoece dos nervos, porque é extremado tanto no sofrimento como no gozo.
Quando as coisas são favoráveis, o sol brilha, o mundo sorri, os amigos o estimam, há aplausos, lucros, saúde, tudo vai de “vento à feição”, ele exulta, goza, festeja, dança, ri e chega até a ficar generoso e confiante.
Quando, no entanto, sobrevém o desfavor da sorte, quando há chuva miúda ou cerração escondendo o sol, se os amigos se afastam ou falham, quando recebe crísticas e censuras e sabe de calúnias, se o filho vai mal na escola ou o movimento da bolsa é ruim, entrega-se ou ao abatimento ou à revolta; o desalento então cava-lhe rugas na testa e “brechas na alma”. A personalidade imatura não conhece meio-termo entre gargalhadas e lágrimas, desvarios de prazer e gemidos de dor, satisfações de orgasmo e pranto de desespero. Pessoas assim, levadas ao sabor das tempestades emocionais, precisam aprender a equanimidade dos sábios, que não se perturbam quando o destino lhes tira dos lábios a taça de mel e, em troca, dá uma de fel. O sábio sabe que na vida há noites frias e quentes, dias trágicos e venturosos sins e nãos, saciedades e fomes, berços e esquifes, vitórias e derrotas, lucros e perdas, portas que fecham e portas que se abrem. O sábio não se deixa perturbar nem pelo dulçor nem pelo amargor dos frutos que lhe são dados. Não chora demais nem ri sem medidas. É sereno. É equânime. É igual. É invulnerável aos opostos.

Hermógenes, Yoga Para Nervosos, p.210

Nenhum comentário:

Postar um comentário