quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sublimação Yogaterapêutica


Assunto delicado, em mitas vezes polêmico, o Prof. Hermógenes não se priva de tratá-lo também no livro “Saúde na Terceira Idade”. Muitos podem achar que devido ao título do livro, não tem a ganhar com sua leitura. Pois afirmo, leiam, vale a pena. Os que não se consideram pertencentes ao público alvo, ainda vão chegar lá. Aos que já estão lá, é essencial para uma vida de bem-estar.

A prática do yoga tem na terceira idade talvez o seu maior público carente de bons profissionais, e uma abordagem cuidadosa e rica, pode ser uma ótima oportunidade de auxílio a muitas pessoas.

A ciência do yoga facilita a sublimação. Suas escrituras ensinam manobras que permitem captar e armazenar quantidades maiores de energia prânica ou bionergia, a qual se expressa seja como vigor biológico e espiritual seja como potência sexual. Este fato faculta transmudar libido em poder espiritual ou ojas shakti. Os Mestres e as escrituras ensinam como.

Praticando yoga, o idoso desacelera a inevitável queda da libido, e mais, pelo menos parcialmente, consegue reverter o quadro. No entanto – avale advertir -, que tal acréscimo de vigor não seja investido em impertinentes e extemporâneas proexas eróticas. O praticante de yoga canaliza para o Esírito a energia de que ainda dispões. Entenda por sublimação exatamente esta transubstanciação inteligente, que não acarreta acertadamente à repressão. Repressão é uma tentativa quase sempre lesiva. Implica violência e tensão.

A sublimação, solução definitiva para a síndrome de Tântalo, por resultar de compreensão e não de imposição; ao mesmo tempo que aumenta a vitalidade, promove inteligência, eutimia, euforia e contentamento. Senhor de si, aquele que sublimou, verdadeiramente potente, não desvia sua vitalidade para uma vida libertina e mentecapta. Quem sublima investe seu potencial no caminhar para uma libertação cada vez mais ampla.

Se você pretende sublimar, conte com o yoga, que lhe recomenda:

  • Entenda bem que não tem de se reprimir e se tornar um arremedo de santo, mas deverá conseguir uma sábia e tranquila transmudação da energia sexual em poder espiritual. Para escapar à obsessão sexual precisará investir tempo, persistência, vigor e talento no caminho espiritual.

  • Cultive a companhia de pessoas sadias, sábias, espiritualizadas. é ito que os mestres da Índia chamam Satsanga. Ao mesmo tempo, recuse enturmar-se com indivíduos do tipo Homo eroticus, pessoas ocas, ociosas, viciadas em fornicação.

  • Estando aposentado, agora dispondo de tempo, experiência, vocação e ainda alguma energia, assuma responsavelmente um encargo numa entidade, evitando perigosa ociosidade, o vazio e o sentimento de inutilidade que acabam por derrubar o sistema imunológico da própria alma. Quem se comprometeu com alguma obra generosa, necessárai e nobre, por certo se defenderá dos piores vírus e vampiros, que São os pensamentos, as lembranças e as fantasias eróticas.

  • Pratique oração e nama smarana (jaculatória,isto é, a repetição permanente do nome de Deus).

  • Com a mente sintonizada em Deus, você estará vacinado contra as intoxicações libidinosas.

  • Medite no início e no final do dia, seguindo a técnica ensinada no capítulo Sintonia do Silêncio.

  • Consuma alimentos vegetarianos frescos, saborosos, evitando excesso de condimentos excitantes. Modere o sal e vite açúcar refinado. Reduza drasticamente cafezinhos, refrigerantes à base de coca, mate guaraná, chá preto, porque a cafeína, presente em todos, excita. Evite bebidas alcoólicas, principalmente as fortes.

  • Rechace filmes e espetáculos pornôs, hoje ao alcance do “controle remoto” da TV.

  • Pratique técnicas yogaterapêutica sedantes e euforizantes, relaxamento, a “dança do elefantinho”,, posturas invertidas, respirações e auto-massagens.

  • Faça de sua caminhada mais que uma atividade meramente física.

Hermógenes, Saúde na Terceira Idade, p.273


Nenhum comentário:

Postar um comentário