terça-feira, 21 de abril de 2009

Sai Baba – O Homem dos Milagres


Este livro, traduzido por Hermógenes, possui um posfácio único, que não está na versão original. Nele encontramos um pouco do perfil de Hermógenes. Sai Baba, até pelo título do livro, tem muito de seu reconhecimento com base em seus milagres, e uma forte manifestação de fé a partir disto. Não é o caso de Hermógenes, a profunda fé veio na seqüência de uma análise e estudo do que era ensinado por Sai Baba, e por isto este valioso posfácio. Hermógenes apresenta os pilares dos ensinamentos do guru indiano, o ecumenismo, os principais valores, a ênfase no serviço e na educação. Assim podemos extrair um traço interessante do perfil da personalidade e característica do Prof. Hermógenes, uma fé aprofundada no estudo e na análise.


Os inusitados poderes (siddhis) de Sai Baba têm impressionado centenas de milhares de pessoas, no Brasil e em Portugal, que leram este livro. A partir da fé que Nele depositaram, em horas tormentosas e em crises crônicas que esmagavam suas existências, inúmeros leitores clamaram por ajuda, pediram Sua Graça e foram atendidos. Quase todo dia alguém nos conta um milagre, uma intervenção misericordiosa de Bhagavan em suas vidas. Curas de doenças várias e algumas tidas por incuráveis, soluções de prolongados problemas psíquicos, morais e profissionais, clara proteção em crises existenciais dramáticas... finalmente, muito estranhos fenômenos que inequivocadamente indicam que a onipresença e a misericórdia vêm acontecendo com pessoas que só conheceram Sai Baba através da leitura deste livro.

É grande também o número de pessoas que me cobra uma informação maior sobre as relações de Sai Baba com seus devotos, sobre o que Ele propõe como disciplina ou condições de discipulado. Agrada-me encontrar tais pessoas que já não se contentam em simplesmente receber, mas desejam oferecer e se oferecerem para uma vida dedicada à conquista da Verdade, da Retidão, do Amor, da paz e da Não-Violência.

O desejável é que cada vez mais seres humanos não se detenham em considerar Sai Baba somente como mais um milagreiro a atender seus rogos, mas que, sabendo o que Ele propõe como caminho de auto realização, façam uma opção definitiva que dê verdadeiro significado e sábia direção às suas vidas, nesta hora de convulsão da humanidade.

Tentando atender aos aspirantes ao sadhana (disciplina espiritual, prática ascética, método de auto-realização) remomendado por Sai Baba, citarei alguns de seus preceitos: (aqui citaremos apenas o primeiro, no texto original são apresentados muitos outros)

  • Prática do yoga da devoção (Bhakthi Yoga) que consiste em escolher um dos Avatares, isto é, um nome e uma forma de Deus, que mais fale a seu coração e dedique a Ele seu amor. Baba não veio fazer uma religião para Si. É perfeito Seu ecumenismo. Quem for cristão adore o nome e a forma (imagem) de Jesus. Quem for vaishanava, intensifique seu amor-devoção a Krishna. Quem for shivaita, que adore Shiva.


Prof. Hermógenes, Sai Baba – O Homem dos Milagres, p.365

Um comentário: