terça-feira, 21 de abril de 2009

Silêncio, Tranqüilidade e Luz



Perguntei uma vez a Hermógenes, onde deveria passar uma semana que tinha disponível na Europa. Qual seria o lugar sagrado para melhor aproveitar esta semana? Conversamos, e pedi a escolha entre uma lista de cidades sagradas. Ele me respondeu: Assis. A cidade de São Francisco. Ao preparar a viagem percebi o valor do que ele me apontava: Silêncio, Tranqüilidade e Luz.

Este também é o nome de um livro quase inédito, que ele estará fazendo lançamento oficial em São Paulo, dia 27 de Setembro, sábado pela manhã, na Associação Palas Athena.

Neste livro, que não pode ser encontrado em livraria, Hermógenes mostra com delicadeza, humor e riqueza contemplativa, o resultado de sua prática de yogue, que hoje vivencia 87 anos.

Será uma data em que alegremente estaremos compartilhando seu texto, junto com as fotos da viagem à cidade de São Francisco, por ele sugerida.



Aprende a tranqüilidade, meu irmão. Cultiva a paz e o silêncio. Tesouros imensos serão teus, se aprenderes a quietude criadora, se souberes e puderes gozar os gozos do sábio ocioso, sentado à sombra do eucalipto, se imitares o vento quando pára de soprar por não querer quebrar o encanto com que a lua se deita sobre o rio quase parado.

Vou contar-te outra história.

Estiara a chuva e as estrelas foram devolvidas ao céu. Andava eu solitário a gozar o friozinho que fazia. Foi então que escutei uma estrela a dizer a uma poça d'água

- “Está bem. Eu fico contigo, mas só enquanto tu ficares tranqüila”.



Ao ruído de fora, responde com teu silêncio e ele, comovido, reverente, convencer-se-á de que ele deve calar-se.

Algumas nuvem, as mais baixas, beijando os campos, trazem fertilidade às searas, despejando sobre eles aquilo que são: a chuva.

Outras, as mais altas, diáfanas e distantes, tocando os corações sensíveis, trazem fertilidade aos místicos, fazendo explodir o que realmente elas são: beatitude.



Eu vi uma vez um homem no lixo e senti vergonha de ser homem.


Hermógenes, trechos do livro Silêncio, Tranqüilidade e Luz.

Um comentário: