terça-feira, 21 de abril de 2009

Resgate Espiritual: Samadhi


Resgate Espiritual, do Yoga, do Ser Humano em busca de sua real e verdadeira naturez. Quando este tema surgiu em conversa com a Dra. Susan Andrews, o nome de Hermógenes se tornou parte essencial desta idéia, de u projeto. Mais que parte essencial, e sim a inspiração, o modelo e o orientado. Como apresentado neste texto, onde o Professor aborda o papel central do Samadhi, nos orienta à meta do Yoga, e também ao objetivo desta busca do Resgate Espiritual. Guiados por isto, o Professor une sua sabedoria e experiência aos esforços de Susan, com os de Marco Schultz, mais o neto do Professor, e ótimo palestrante Thiago Leão, para em Dezembro, quando já estiver de volta da Índia, ensinar a todos, com todos, como resgatarmos o yoga, buscamos o Samadhi.

Oração é íntimo e bem aventurado colóquio entre a alma e Deus. É panacéia para todos os males. Isso é oração.


Por que orar?

Porque somos limitados e DEUS é INFINITO.

Precisamos de DEUS mais do que do ar para nos manter vivos. E ELE é a própria VIDA.

Precisamos de refúgio, de serenidade, de forças, de luz...

de tudo que ELE nos dá, mas temos sido incapazes de receber, continuando, assim, envolvidos nos andrajos da pobreza. ELE é a mesa farta, e nós, os famintos. É a fonte no deserto, e nós, os sedentos...


Por que orar?


Porque precisamos declarar o nosso amor, precisamos pedir perdão. Precisamos louvar. Precisamos nos entregar. Precisamos agradecer. Precisamos firmar e aprofundar nossa relação com Deus.


Oração-pedido é a preferida. Os crentes e os aflitos pedem tudo: alimento, emprego, sossego, saúde...Também pedem o que não deveriam pedir, até vitória do time e bons resultados em negócios escusos.


Oração de louvor e auto-entrega são as mais raras, pois somente as almas devotas e sábias as fazem, e tais almas verticalizadas são muito poucas,


Oração e rendição de graças nascem do coração agradecido. Também não são muito freqüentes.


Oração-afirmação é a mais eficaz, pois a alma, firmada na fé em sua Essência, afirma sua excelsitude, sua invencibilidade, sua pureza, sua abundância, sua liberdade e perfeição.


Oração-silêncio é aquela em que a alma, aprofundada na paz, se esvazia, na esperança de que DEUS a preencha. Não são as palavras proferidas que expressam o conteúdo da oração, mas o sentimento que move a alma. DEUS não precisa de palavras. O devoto, sim.


Os devotos puros silenciam em sua prece por se sentirem incapazes de pôr em palavras o incêndio de amor que avassala seu coração. Pensam em si mesmos:

Que preciso pedir, se ELE sabe de minhas misérias e meus merecimentos?

Pedir para os outros e pelos outros, por que, se ELE também sabe tudo sobre os outros?

Por que usar palavras, se meu silêncio e minha unção já lhe dizem tudo que quero expressar?

Por que rogar que me dê algo, se ELE nunca deixou de me dar tudo, inclusive ELE mesmo?


Embora sem dizer uma só palavra, a alma devota O louva; a ELE se entrega irrestrita e irreversivelmente; LHE agradece e, finalmente, pede a ELE o que é mais santo e sábio pedir – pede ELE MESMO.

No ato sublime de entregar-se e pedir DEUS, o próprio DEUS, que sempre se deu, é recebido... E acontece oque faltava – o integrar-se. DEUS, a alma devota e a própria oração-silêncio não mais são distintos e distantes, mas somente UM SÓ.

Já não mais reina a des-união – VY-A-DHI.

Mas a perpétua e redentora união – SAM-A-DHI.


Hermógenes, Viver em Deus, ed. Nova Era, p.178

Nenhum comentário:

Postar um comentário