terça-feira, 21 de abril de 2009

Metanóia = Transformação Fundamental do Pensamento

Passei este fim de semana de forma agradabilíssima, junto ao Prof. Hermógenes, e seu neto, o Thiago, conhecemos alguns das principais atrações turísticas de Curitiba juntos. Os parques são belíssimos, e o contato com a natureza inspirava mais ensinamentos a Hermógenes, que nos falava da sua relação com as árvores, com o céu, com a lua, e principalmente com as crianças. Em uma destas conversas, perguntei o que queria que fosse tratado neste artigo para o Yoga Journal, e ele respondeu, Metanóia, fale de transformação, fale do que o yoga pode fazer para melhorar a vida das pessoas, elas precisam saber que podem se transformar. Aí, ficou fácil, seus livros normalmente são repletos de depoimentos de pessoas que se transformaram através de seus alunos, palestras ou livros.


“- Antes eu fumava duas carteiras por dia...desde a primeira aula de yoga nunca mais fumei.

- Desde meus doze anos, hoje com vinte, sempre tomei calmantes diariamente...com apenas um mês de yoga, me sinto maravilhosamente bem.

- Meus estado de desespero e angústia foi tão perturbador, que durante cinco anos vegetei...Foi aí que veio em minhas mão o livro Auto-Perfeição com Hatha-Yoga.

- Sofria dores horríveis nas constas, por trabalhar em prancheta de desenho...com hatha-yoga comecei a melhor, dispensando inclusive os remédios.

- Há dois anos sofri um violento acidente de carro, no qual desloquei os dois braços...quando comecei a fazer yoga tudo foi mudando.

- É pelo yoga que estou me desprendendo das cadeias que o mundo lança sobre nós.

- Eu e o yoga nos entendemos; sinto-me feliz; deixei os remédios; gostam dos que me rodeiam; aprendi a aceitar os problemas da vida.

- Sou um jovem português que, após ler os seus livros,, descobri, dentro de mim, um raio de luz e de paz.

- Há seis meses não tomo uma gota de bebida alcoólica e encontrei um novo meio de vida, condizente com o Eterno e Divino

As diversas recuperações admiráveis em nível orgânico que o yoga propicia já seriam bastantes para festejar. Mas, bem mais valiosas,, profundas e de maior perenidade são as melhoras nos níveis ético, intelectual e espiritual. São benção que somente a yogaterapia, como treinamento holístico (do homem integral), pode propiciar, incluindo, portanto, psicoterapia, esteticoterapia, eticoterapia e logoterapia. As recuperações mencionadas não somente com alunos e leitores de Hermógenes, mas também com alunos de outros professores honestos e competentes, os quais, individualmente, tiveram suas vidas transformadas pelo método e, a partir daí, passaram a beneficiar, primeiro parentes e amigos. Depois, animados com os resultados, ainda hoje estão ajudando milhares de pessoas a enriquecer com saúde, paz, criatividade, alegria e felicidade.

Os benefícos do método yogaterapêutico ficaram patentes nos depoimentos aqui mencionados. E o incrível é que, embora com benefícios tão altos, os custos foram baixos. Você acha que aquelas pessoas, maltratadas por doenças e debilidades, desajustes e conflitos, teriam iniciado a prática se o yoga fosse difícil, desagradável e exigisse esforço demasiado? Neste aspecto yoga é algo inusitado – oferece o máximo de benefícioos com o mínimo de custos. Não peço que acredite. Faça a experiência. Comece.

Você precisa e merece uma invejável qualidade de vida, uma vida ampla, rica, vitoriosa, fecunda, alegre, criativa e, finalmente, bem mais feliz. Tome posse de seu imenso potencial, que ainda desconhece...A artistas, atletas, intelectuais, executivos, estudantes, profissionais liberais, religiosos, estadistas, médicos, educadores, yoga propicia amplificação, aprofundamento e maior eficácia em seus particulares campos de atividade. A metodologia yóguica tem a oferecer ao praticante que persista: melhora na qualidade do trabalho, defesa contra fadiga e estresse e muito mais.”
Prof. Hermógenes, Auto-Perfeição com Hatha-Yoga, Editora Nova Era, p.33


Nenhum comentário:

Postar um comentário