quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Maior dos Medicamentos

 

hermogenes foto jovem

Amar e Sofrer parecem coisas tão próximas que até o significado da palavra Paixão tem seu entendimento perdido entre as duas. Neste texto o Professor Hermógenes nos traz o conceito de viveka (discernimento) em mais um aprofundamento, e utilização prática, que o universo do yoga pode proporcionar em nossas vidas.

O INIMIGO MAIOR do amor não é o ódio. O que mais o polui, inviabiliza, neutraliza e frusta é tudo aquilo que apenas parece amor. Por quê? Porque obscurece, ilude e cega a visão; e a pessoa se engana pensando que ama e, em verdade, somente deseja, se apega, se distrai com a curtição sensual, se contorce em tormentosas crises de ciúmes, se debate aflita no visgo da paixão.

Desejo de conquistar o outro, apego a ele se já o possui, interesse no que o outro tem ou representa ser, tensão erótica nutrida pelas formas sedutoras do outro… tudo isto parece tanto com amor que a pessoa, carente de viveka (discernimento), mergulha no torvelinho emocional, do qual dificilmente consegue escapar. Cuidado com aquilo que tão-somente imita o amor e se faz passar por amor.

Uma jovem, companheira nossa de peregrinação no Sivananda Ashram, pergunto ao Swami Krishnananda: “Por que todas as vezes que eu amo acabo colhendo sofrimento?” A resposta do yogui foi pronta e certeira: “Se há sofrimento, não há amor.”

O sofrimento é uma inevitável consequência de tudo que simplesmente se assemelha ao amor; não consequencia do verdadeiro Amor.

O que se tem denomidado amor não passa de amor-próprio, a experiência evidencia: é fonte de dramas dolorosos. O Amor, ao contrário, é a própria felicidade. É meta sublime a ser alcançada. Como? Mediante a redução gradativa do ego, ou seja, pela humildação, que minimiza a febre do amor-próprio.

Hermógenes, O Essencia da Vida, p. 229

6 comentários:

  1. Oi Vitor, tudo bem? Eu já fui abençoada com as meditações yoga e com a leitura dos livros do professor Hermógenes. Foi a melhor solução naquel época e para o resto da vida! adorei o blog, passarei sempre para ler novos artigos! abração!!

    ResponderExcluir
  2. O AMOR. Sempre o amor, o centro da vida.O amor, tudo pode, o amor tudo perdoa, o amor tudo vence. Mas ainda não aprendemos a amar. A vida é tão mais fácil e bonita com amor...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ter acessível neste blog estes textos! Facilita um tanto! Grata Vitor! Fraterno abraço! Raquel.

    ResponderExcluir
  4. O ciúme no amor o ódio gera
    Batendo, dilacera
    O coração que apanha
    Quem me dera ser a sombra
    Que te acompanha
    E a teu lado viver pra sempre
    Quem me dera...
    (Candeia)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir