segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Yoga como terapia até para Diabetes

Hermógenes Trip O caso que serve de base para esta documentação, foi inteiramente documentado e apresentado 42 anos atrás. Neste livro do Prof. Hermógenes, Saúde Plena com Yogaterapia, casos similares a este apresentam-se fazendo um total de 65 em toda a obra. Sua seriedade, pesquisa, fundamentação ao tratar o Yoga de maneira científica e terapêutica, nos deixa uma herança ainda não valorizada pelos professores de yoga brasileiros, mas que analisada por bons profissionais, mostra-se de uma qualidade ímpar.

Outro caso, devidamente documentado, informa sobre o resultado de 22 exames ao longo de oito anos (de 13/04/1959 a 19/08/1967), demonstrando que houve realmente a cura.

O caso foi publicado num periódico do Rio – Orientação Pupular (1o. de Março de 1968). a matéria é ilustrada com duas fotos do ex-doente praticando arohanásana e pashimotanásana, posturas bastantes difícies para um homem como o Sr. Israel Buzak, com 66 anos de vida e dezesste de diabetes. Eis a transcrição da reportagem:

“É uma história absolutamene verídica, que ocorreu nesta cidade do Rio de Janeiro, em ambiente perfeitamente indígena. O Sr. Israel Buzak, nascido em 27 de fevereiro de 1902, estava acometido de diabetes desde mais de dezessete anos, e sem nenhuma esperança de cura ou mesmo melhora. Aliás, essa doença é considerada incurável pela medicina.

Aconselhado a frequentear as aulas de Yoga, o Sr. Israel Buzak dirigiu-se à Academia Hermógenes… onde foi orientado para , inicialmente, consultar um médico e fazer um exame do coração e da presão arterial.

Foi o Dr. Efrai Rizzo o facultativo que, após os devidos exames, achou o Sr. Israel apto a frequentar aulas, mesmo as integradas por moços.

Por sua vez, o Dr. Spilman, médico assistente do enfermo, aconselhou-o a fazer Yoga, que o ajudaria muito a combater o diabetes.

O Sr. Israel, junto com seu filho Salomão, de 31 anos, começou a fequentar as aulas no dia 31 de outrubro de 1965.
”No primeiro mês”, contou o Sr. Israel, “comecei a ter sono nas aulas. Depois, porém, senti ânimo e melhor disposição física e moral. Após a 12a. aula, eu já estava melhor, e a circulação do sangue quase perfeita. Deixei de prosseguir no Yoga, pois não podia mais frequentar a Academia por ser viajante. Vez por outro, porém, lá voltava.”

“Presentemente”, continuou Israel, “estou me sentindo muito melhor. Também meu médico assistente, Dr. Spilman, achou que fiz grandes avanços, como aliás, ele esperava…” Se o cao do Sr. Israel Buzak tivesse acontecido em qualquer outra parte do mundo ou num hospital, mesmo que africano, imprensa, rádio, televisão e agências de notícias mundiais teriam dado a essas horas muito trabalho a seus ouvintes e leitores, mas como é um caso indígena, nem conhecimento tomaram.

De fato, até hoje, a não ser por aquel humilde órgão de imprensa, o fato é desconhecido.

Em documento oficial do Laboratório de Análises Clínicas Dr. I. SantÁna e Moisés Genes, no Rio de Janeiro, pode-se constatar como se comportou o caso pela pesquisa de glicemia.

A taxa, que atingira 242% em 29/09/1964 e estivera a 172% em 26/04/1965, que foi o último exame antes do início do treinamento (31/10/1965), em 12/12/1965, isto é, já praticando Yogaterapaia, baixara para 167%. Não sei por que ou como (algum fator desconhecido por mim) aumentou para 210 (15/05/1966). Em prosseguimento, a prática provocou a redução para 120% (07/06/1966). Finalmente, tendo cessado todos os sintomas, e sentindo-se ele muito bem disposto e feliz, no dia 19/08/1967, a taxa era de 118%.

O tratamento com injeção de insulina é uma dependência. O organismo, tendo perdido sua natural capacidade de a produzir, reclama seja ela suprida. Assim, o diabético depende da dose. Se, por um processo natural, o organismo retomar o poder de se bastar, pode-se dizer que a cura ocorreu. Com todas as suas frentes de atuação convergindo para melhorar o desempenho orgânico, a Yogaterapia pode vir a ser uma proposta de terapia para essa tão difundida e difícil enfermidade.

A reportagem deste caso, no qual os exames constataram a reversão do diabetes, foi publicada pelo “Orientação Popular” em março de 1968. O jornal “O Globo” a publicou com uma grande “novidade”, no dia 18 de julho de 1991, com o título “Diabetes seria evitado com a prática diária de exercícios”. Vinte e três anos depois.

Hermógenes, Saúde Plena com Yogaterapia, p.110

Nenhum comentário:

Postar um comentário