sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ásana: Arte Divina

Hermógenes inicia em Autoperfeição com Hatha-Yoga as explicações dos ásanas, com o detalhamento da Saudação ao Sol. Porém, sua introdução e perspectiva sob os ásanas é tão importante, significativa e fundamental, que devidamente aplicada à prática, amplia o sentido da mesma, especialmente da Saudação. Assim, em seu texto, ele não aprofunda mais detalhes sobre o foco da consciência durante sua execução, porque o faz e detalha para todos os ásanas. Em outra seção do livro, ele novamente se refere à Saudação ao Sol, para indicar, em uma situação ideal, que se pratique durante a manhã, junto com o canto dos pássaros, como forma de despertar-se para o início da sessão e também de desobstrução das narinas. Podendo o praticante iniciar sua prática do período da tarde de outra forma.

Hermogenes_gargalhando_350

Quando um ser humano cria uma obra de arte, em última análise, exprime seu pensamentos, seu sentimento, seu élan criador, sua inspiração, todo o seu eu, na matéria plasmável, nos sons ou nas cores. Uma obra de arte vale pelas qualidades do espírito que se exprimiu e também pela fidelidade com que a técnica possibilitou tal expressão.

Ao criar artisticamente, o homem assemelha-se ao Criador, e então experimenta infiniutde, perfeição e intensa emoção. algumas artes humanas mais do que outras são capazes de avizinhar o homem de Deus. As que mais se assemelham à divina arte de criar universos são: a) aquelas que consistem em transformar em cosmos aquilo que anteriormente era um caos, tal como Deus o fez; b) aquelas em que o artista está imanente na obra, pois Deus também imanente no mundo; e c) aquelas em que o espírito criador não é diferente da matéria plasmável através da qual ele se expressa, pois, também Deus, por seu espírito (Purusha), modelou, ordenou e vivificou seu próprio corpo (Prakriti), a natureza.

A arte dos ásanas é por excelência uma das que nos fazem semelhantes ao Criador, pois consiste, quando perfeita, em plasmar “com o corpo” o modelo que amente concebe e o sentimento anima. Quando em ásana, o espírito, que é o obreiro, confunde-se com o corpo, que é a própria obra. O praticante é então causa material e simultaneamente causa eficiente.

Segundo o filósofo brasileiro Farias Brito, o universo é Deus pensando. Em verdade, as leis que regem os fenômenos e a ordem que sustenta sua multifária estrutura imensa nos revelam a mente de Deus. Tanto assim é que se Ele deixasse de pensar no universo, este se extinguiria, retornando ao primitivo caos. Também sob esse aspecto, o praticante de ásanas deve imitar seu Criador. enquanto sustenta determinada pose, deve nela pensar. Deve pensar ou na disposição e estado de seus músculos, órgãos e articulações, ou no modelo mental que expressa, ou nas consequências psicossomáticas dela decorrentes.

...Em resumo, um ásana, apesar de parecer simplesmente uma atitude do corpo, é muito mais do que isso, é uma expressão do homem holístico, manifestando-o em todos os seus níveis: no corpo, no pensamentos, na emoção, na ação, no corpo sutil e no espírito.

Assim como um ásana expressa um determinado estado de alma, reciprocamente, com o aperfeiçoamento desta arte, ao assumir determinado ásana, o praticante é induzido ao estado psicológico a ela ligado, como se fosse um psicotrópico, isto é, algo capaz de mover (trópico) a alma (psiquê).

A arte dos ásanas, com já vimos, é uma imitação da cosmogênese, mas também pode assemelhar-se à dança clássica. Como no balé, seus movimentos são harmoniosos, bonitos, lentos, suaves e leves. Ao iniciar o aprendizado, o praticante não consegue naturalmente movimentação harmônica, devido à rigidez do corpo sem treino. Lentidão, suavidade e elveza também só com o progresso vão sendo alcançadas. Tais atributoas dependem do grau de relaxamento a que se vai podendo submeter as partes anatômicas não envolvidas em cada postura.

Em virtude de admiravelmente afetar a vida orgânica, os ásanas são remédios para muitos males, mas exatamente pelo mesmo motivo, podem também danificar o corpo e acarretar distúrbios, se incorretamente executados, Assim é prudente que o praticante siga as instruções relativas a cada um e que atenda à exata dosagem, prevista nos programas semanais.

SURYANAMASKAR OU SAUDAÇÃO AO SOL

Entre os hindus, a “saudação ao sol (Surya é o sol)” é uma reverência ao astro-rei que nasce. Exercício de exótica beleza plástica, constitui preparo para os demais ásanas, em virtude de movimentar as várias seções da coluna, as pernas, os braços e os músculos abdominais.

Autoperfeição com Hatha-Yoga, p. 133

Nenhum comentário:

Postar um comentário