terça-feira, 21 de abril de 2009

Purgação Mental


Yoga como terapia, não apenas terapia corporal, mas uma terapia para a psiquê, para a mente. Hoje em dia quando falamos disto, ainda parece uma loucura. Ou pelo menos, estranho, pois sempre se viu o yoga relacionado a cura pelas posturas. Ásanas para dor de cabeça, ansiedade, tpm, menopausa ou depressão. Hermógenes, em um dos seus mais primorosos trabalhos, mostra um profundo entendimento do yoga enquanto ciência da mente, comparando-a à psicanálise, e mostrando suas diversas vantagens terapêuticas. Um pequeno texto, como este citado, mostra claramente a profunda distância de entendimento que existe quanto às possibilidades terapêuticas do Yoga, e à compreensão comum e simplista.


Para a psicanálise, o nível consciente da mente inibe e reprime a manifestação de certas tendências, impulsos instintivos e certos conteúdos dos níveis ocultos. A psicologia hindu, precursora da psicanálise, diz exatamente o mesmo: vásanas (desejos, necessidades, tendências e motivações profundas) e samskaras (impressões, conteúdos representativos) jazem operantes e potentes, no inconsciente. Conforme sejam vásanas e samskaras, assim somo nós; assim é nosso destino. O que pensamos, sentimos e fazemos, tudo decorre de vásanas e samskaras. Esses componentes de nosso ser profundo ali foram acumulados por nossas ações passadas. Conforme tenham sido – puras ou impuras, positivas ou negativas, por nós ou contra nós, construtivas ou destrutivas – haverá saúde, paz, felicidade, alegria ou doença, desventura, ansiedade... Se no passado vivemos inconsequentemente acumulando conteúdo nefasto, hoje padecemos o resultado disso, pois “quem planta colhe”. assim é que somos consequências do que fomos. Podemos também dizer que fazemos agora o que amanhã seremos. Tal é a chamada lei de karma.

De tudo isso se conclui que o melhor remédio contra o sofrimento, inclusive a angústia, é a anulação das sementes nefastas, vasanas e samskaras, deletérios que se acham nos planos ignotos da mente. Em resumo, esse é o método “psicanalítico”hindu. Um dos métodos de conquistar a mente. Esse é o fundamento da Astanga Yoga ou Raja Yoga, que consiste em esterilizar as sementes daninhas a fim de não virem a germinar sofrimentos. As vásanas e samskaras, que, por quaisquer métodos, são tornadas infecundas, inoperantes, ao mesmo tempo que nos redime das consequências do passado, tornam possível o êxtase transcendente (samadhi), que por sua vez, abre as portas à Realidade.

A tática militar considera fator da vitória o conhecimento do inimigo. A ciência médica acha que uma exata diagnose, isto é, o conhecimento da enfermidade de e do enfermo, já é, em si, meio caminho andado na terapêutica. A psicanálise, por sua vez, fundamenta seu tratamento na identificação dos motivos profundos e ignotos, escondidos desde os dias esquecidos da infância. Vichara é a “psicanálise”do yoga. É com esse descortinar das regiões abissais da mente que chegamos a conhecer nossas tendências, impulsos, necessidades, impressões, registros e clichês inconscientes, e desse conhecimento advém a libertação.


Hermógenes, Yoga Para Nervosos, p.418

Nenhum comentário:

Postar um comentário