terça-feira, 21 de abril de 2009

Conselhos para Paz com a Vida


Servir, este tem sido um dos ensinamentos principais em que o Prof. Hermogenes da sua enfase. Inspirado em Cristo, ele, como poucos, coloca em pratica suas proprias palavras. Neste texto apresentado, nos apresenta a riqueza das historias da India e apresenta a importancia do Yoga como forma de nos ajudar na vida diaria, muito mais que uma pratica fisica, uma filosofia de vida que nos torna mais felizes e uteis, sobretudo para servir, ou como diria o professor, realizar o amor ao proximo.


Caro Amigo,

Você tem tido provas. Tem sofrido. Quem não tem provas? Quem não sofre? Isto que lhe acontece não é motivo de tristeza, pelo menos para você, que já sabe o que é vida espiritual. E não ignora que no sofrer a alma amadurece, e assim o novo raia em seu horizonte.

Gostaria de sugerir-lhe que continue suas práticas diárias, mas sem se deixar envolver por qualquer ansiedade pelos resultados, sem se tornar angustiado se as coisas não correrem, de início, como você deseja. Esperança, sim. Ansiedade, não. Pratique sem desfalecimento, pontualmente, sempre calmo. Não lute. Aguarde, despreocupado, que os bons efeitos aparecerão.

A Graça de Deus se manifesta melhor quando nossa alma não exige, não anseia, não se angustia, e deixa, confiantemente, que Ela atue. É preciso aprendermos a render-nos a Deus, e render-nos serenamente confiantes. É preciso que não percamos a certeza na Graça, até mesmo quando as aparências são adversas. Mesmo quando tudo parece contrário ao que gostaríamos acontecesse, a providência divina está agindo em nosso favor. É preciso resistir à dúvida, pois a dúvida nos enfraquece porque bloqueia a ação divina.

Ore. Ore com a condição psicológica daquela ovelinha que o “bom pastor” foi achar e salvar. Ore, pedindo a Deus que manifeste Sua graça. Mas não faça exigências. Não estabeleça condições e soluções, que você supõe melhores. Ore no sentido de que Deus, o Deus em seu próprio coração, o Deus, que você em realidade é e sempre foi, se faça presente e atuante. Peça e fique sereno, esperando... Sem lutar.

Acredite na infinitude de suas forças divinas. Não obstante as aparências, insisto: mantenha-se alegre. Saiba da presença de Deus em você. Saiba da onisciência e onipotência que, em você, vencerão todas as adversidades. Você é dono de um colossal tesouro inesgotável. Não se ponha triste só porque agora está com alguns magros níqueis no bolso. A falta eventual de dinheiro não transforma um banqueiro em mendigo. Você, isto é, Deus em você, vencerá as brumas frustradoras da hora atual. Confie. Acredite serena e imperturbavelmente.

Infelizmente, sabendo eu pouco das particularidades de seus problemas psicossomáticos, nenhuma indicação precisa e específica é me permitido dar. O que posso fazer é vibrar com intensa fraternidade para você, desejando que o “tigre espiritual”(*), que dorme dentro de você, desperte, assuma, e exerça todo seu potencial e sua majestade.

Namastê.


(*) Uma parábola hindu conta que, certa vez, um rebanho de cabras encontrou na floresta um faminto filhotinho de tigre desgarrado da mãe e adotou-o. com o tempo, o animalzinho ganhou a musculatura e o porte de um tigre real, mas, como fora criado como um filhote de cabra, nada sabia de sua verdadeira natureza e se comportava como um cabrito. Alimentava-se de grama e tinha todos os hábitos do rebanho. Certo dia, um tigre caçador atirou-se sobre o rebanho e ficou estupefato diante de um colega seu que balia covardemente como se fosse uma indefesa cabra. Decidiu mostrar a seu companheiro que ele era um tigre e não uma cabra. Durante muitos dias seus esforços foram frustrados – o outro relutava em aceitar que não era uma cabra. Mas, certa ocasião, ambos se viram refletidos nas águas mansas de um lago, e foi o bastante para que a ilusão se desfizesse, e a “tigridade” se levantasse exuberante e potente. Toda força e destreza do tigre se manifestou, e a fragilidade da cabra acabou.

É isso que acontece conosco. Nossa natureza divina – e o tigre em nós – se encontra frustrada e negada, bloqueada e esquecida sob nossa condição humana. Yoga é o despertar do Tigre


Hermogenes, Yoga paz com a Vida, pag. 99



Nenhum comentário:

Postar um comentário